76 ANOS DE NAKBA

76 anos da Nakba

A palavra “Nakba” em árabe significa: o grande desastre/catástrofe, no contexto palestiniano, este termo refere-se a um processo contínuo de pilhagem e privação do povo palestiniano das suas terras e propriedades. Este processo começou antes de 1948, com o início das aspirações sionistas de confiscar a maior quantidade de terra para uso exclusivo dos judeus.

A guerra de 1948 representou o auge deste processo: além das atrocidades da guerra e dos massacres, e das violações a Nakba representou a demolição de mais de 500 cidades e aldeias e a transformação de mais de 750 mil homens e mulheres em refugiados. Este número significa cerca de 85% da população palestina que vivia na terra onde o Estado de Israel foi estabelecido.

Hoje podemos dizer que a Nakba continua na Palestina e é ainda pior por causa da guerra horrível a que Gaza está exposta. Portanto, rezamos para que esta guerra termine o mais rapidamente possível e que Gaza seja reconstruída e o Estado da Palestina seja estabelecido. A solução de dois Estados é a única solução que porá fim a este interminável conflito e ao sofrimento do povo palestiniano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *