Embaixador palestiniano em Portugal vê António Guterres refém de Donald Trump

https://www.dn.pt/lusa/interior/embaixador-palestiniano-em-portugal-ve-antonio-guterres-refem-de-donald-trump-9169503.html

O embaixador da Palestina em Portugal, Nabil Abuznaid, disse hoje à agência Lusa que o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, está refém do Presidente dos Estados Unidos na questão do processo de paz israelo-palestiniano.

Em declarações no final da sessão pública de solidariedade para com a Palestina organizada no Porto pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), Nabil Abuznaid acusou ainda Donald Trump de ter “destruído a esperança em torno da discussão do processo de paz”.

Questionado sobre se a Palestina sentiu melhorias com a chegada do português à liderança da ONU, o embaixador respondeu que “não trouxe nada de novo ao povo palestiniano”, justificando-o pelo facto de o antigo primeiro-ministro de Portugal “estar refém de Donald Trump”.

“A ONU sente a ameaça dos Estados Unidos, que exerce um domínio amplo, com Trump a ameaçar publicamente que quem não votar de acordo com os EUA sofrerá as consequências”, repudiou Nabil Abuznaid.

Considerando que o líder norte-americano é um “homem sem visão para a paz”, argumentou que se ele “continuar a espalhar tensão por todo o mundo como faz na Coreia do Norte, pode tornar-se num senhor da guerra”, traçando um paralelismo entre o antigo Presidente Barack Obama que “tentou conter os países” e a “vontade de dominá-los” de Trump.

“Ele pensa que pode fazê-lo da mesma forma com que com o seu dinheiro compra tudo”, disse do Presidente norte-americano Abuznaid, considerando que este “deveria conduzir o processo de paz e não o de mudança de lugar das embaixadas”, numa alusão à mudança da representação diplomática dos EUA para Jerusalém decidida por Trump.

E acrescentou: “os israelitas podem celebrar hoje a mudança das embaixadas para Jerusalém mas um dia verão que foi um processo estúpido e vão sofrer por causa disso”.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *